Você já ouviu falar em Letra Financeira (LF)? Esse tipo de investimento vem ganhando um espaço considerável entre investidores. Seu funcionamento é parecido com o de outros títulos da renda fixa, como o de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário (LCA e LCI).
Para quem busca por um investimento de médio a longo prazo com uma boa rentabilidade, essa aplicação pode ser bem interessante.
Como funciona a Letra Financeira?
A LF se caracteriza como um título privado de investimento em renda fixa. Por ser feita por instituições particulares, essa aplicação costuma ser um pouco mais arriscada, porém a rentabilidade pode ser maior do que as do Tesouro Direto.
Geralmente seu rendimento é pós-fixado e atrelado às taxas do CDI. Você realiza os seus investimentos e resgata na data prevista.
Uma de suas particularidades é que sua aplicação é sempre superior a dois anos – não pode ser negociada antes desse prazo – e seu investimento inicial é alto, com um valor mínimo de R$ 50 mil.
Vantagens
- A rentabilidade costuma ser uma das maiores do mercado de renda fixa;
- Há possibilidade de diversificação de investimentos;
- Projeção confiável de retornos na hora do investimento;
- Menor alíquota do Imposto de Renda (15%);
- Facilidade de aplicação em bancos e corretoras por todo o Brasil.
Desvantagens
- Investimento mínimo alto, de pelo menos R$ 50 mil;
- Prazo longo, de no mínimo dois anos;
- Baixa liquidez, pois não há possibilidade de resgate antes do vencimento;
- Não tem garantia de proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Tipos de Letras Financeiras
As Letras Financeiras variam conforme a sua estrutura de remuneração e dividem-se em Prefixado, Pós-fixado e Misto.
Como posso investir em uma Letra financeira?
Investir em Letras Financeiras é bem simples. Basta buscar por uma corretora de valores de confiança e seguir os passos para fazer a transferência do valor que quer aplicar para a sua conta de investimento e escolher entre as opções de Letras Financeiras e concluir a sua aplicação.
Devo investir em Letras Financeiras?
Essa escolha vai depender de alguns fatores que envolvem os seus objetivos e além do desejo de ter uma boa rentabilidade, é preciso ter capital disponível e uma boa tolerância aos riscos.
A dica mais importante é: não deixe o seu dinheiro parado, pois essa não é uma boa estratégia.
0 comentários